top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarta Rangel

A partir de quando se lavam os dentes?

A Caetana está cheia de dentes! 😅 Não me perguntem quantos porque não sei. Mas parece que todos os dias está a nascer mais um 🤷🏽‍♀️ Fora o incómodo que isso lhe traz (e a mim também com muitas noites mal dormidas) comecei a questionar-me sobre cuidados dentários nos bebés.

A partir de quando é que devem começar a lavar os dentes? Informei-me junto do meu dentista, o Dr. @goncalo.oliveira.sa , da @clinica.oliveira.sa e a resposta é simples: desde que nasce o primeiro dente! E como é que se lavam? Para já, não se deve usar pasta dentífrica com flúor regularmente até aos 24 meses. Depois a quantidade que devemos usar deve ser equivalente à unha do dedo mindinho da criança.

A pasta deve ser apropriada para bebés, ou seja, não ter flúor até aos 2 anos. Depois dessa idade deve-se usar pastas com 1000ppm de flúor (ppm significa “partes por milhão” e representa a concentração de flúor na pasta). A escova também deve ser apropriada para a idade e tamanho da boca. Para garantir uma melhor higiene, a escova de dentes deve ser completamente mergulhada em água oxigenada uma vez por semana (nos adultos basta mergulhar a parte da escova, mas, nas crianças convém desinfetar também o cabo, uma vez que costumam pô-lo na boca).

Cá em casa, escolhemos as escovas da @dr.browns_pt porque têm um design ergonómico, que se adapta bem às mãos pequeninas, são flexíveis, seguras e macias para os primeiros dentinhos! Além disso, a Caetana adorou a girafinha amarela e agora está encantada com os outros animais. Desde que ela nasceu que eu levava-a no ovo para a casa-de-banho comigo e sempre me viu lavar os dentes. Talvez por isso foi um hábito muito fácil de incutir e ela até acha divertido!

E aí em casa, já lavam os dentes aos vossos bebés?

39 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Deseja adicionar um comentário?

bottom of page