Buscar
  • Marta Rangel

Caetana

Quando era criança, tive uma boneca de cabelos compridos ruivos, com caracóis, chamada Patrícia e achava que, um dia, teria uma filha com o mesmo nome. Muitos anos mais tarde, comecei a ter preferência por Beatriz. Também gostava de Carolina. E, mais recentemente, Maria do Mar. Aqui via, não só a minha predileção pela praia e pelo mar (que eu espero que a minha filha herde), como também o facto de o meu nome - Marta - também ter "Mar" no nome. Mas, por qualquer motivo que não sei explicar, de repente, surgiu-me outro. E ficou.


Caetana: Do latim caietanus, designa os naturais de Gaeta (Itália).

Algumas das características do nome, revelam que a minha filha vai ter uma personalidade sonhadora, idealista e emotiva. Vai ser alguém com vontade de mudar o mundo e lutar por grandes causas (humm... isto lembra-me alguém! :D). O nome Caetana está também muito ligado à espiritualidade e poderá revelar uma menina extremamente sensível, com capacidade de absorver as energias à sua volta, quase visionária e até com predisposição para ter capacidades mediúnicas. Por isso, vai ter necessidade de conviver com pessoas positivas e optimistas.

Aventureira e ambiciosa, vai precisar de actividades enérgicas e desafiantes, que a estimulem. Vai ter a capacidade de se relacionar com muitas pessoas e precisar do convívio em grupo para se sentir realizada e feliz. Terá, segundo o significado do nome, uma grande capacidade mental e uma enorme consciência social.

Não sabia nada disto quando escolhi o nome. Surgiu-me, puramente, por instinto e ficou tão colado à pele e ao ouvido que mais nenhum já soava bem. E, agora, ao ler as características atribuídas ao nome Caetana, tanta coisa me faz sentido. Talvez não tenha sido eu que escolhi o nome. Talvez tenha sido ela que já sabia como queria chamar-se. Estou quase a conhecer-te, filha. Estás quase a chegar, Caetana! E tens um colo cheio de amor à tua espera! <3

(texto inspirado nas características mencionadas no artigo "Significado nome Caetana" da Mãe-Me-Quer, no Sapo)

Esta fotografia foi tirada durante uma mini-sessão fotográfica realizada em Dezembro pela minha amiga e consultora digital, Ana Ferreira, da Owl Consultoria Digital. A maquilhagem e o cabelo foram feitos pela Lara Bartolomeu, com o apoio da Vanityme, empresa parceira da minha querida amiga e mulher de negócios Filipa Soares. Na altura, estava grávida de 19 semanas. Agora estou de 31 :)

115 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Deseja adicionar um comentário?