Buscar
  • Marta Rangel

Camisas de noite de amamentação: são um bom investimento?

Pedi opinião, através das redes sociais, e recebi dezenas (senão centenas) de mensagens e conselhos sobre camisas de noite de amamentação. Juntei esta informação ao que aprendi nos cursos de preparação para o parto e nascimento e partilho convosco todas as dicas:

Que camisas de noite devo levar para a maternidade?

Devem levar camisas de noite com botões ou alças que abram à frente para facilitar a amamentação.


Quantas camisas de noite devo levar?

Idealmente, devem levar 3 a 4 camisas de noite. Mesmo que estejam a contar ficar só dois dias no Hospital, se tiverem de fazer cesariana, têm de ficar três. Além disso, sujam-se com facilidade devido ao colostro ou até mesmo sangue.


É melhor roupa mais quente ou mais fresca?

Prefiram roupa fresca porque o ambiente, no Hospital, costuma estar aquecido e, por questões hormonais, a nossa temperatura corporal também sobe. Levem também um robe caso tenham frio ou precisem de se deslocar.


Posso usar pijama?

Sim, mas há quem diga que a camisa de noite facilita mais o acesso quando a mamã precisa de ser examinada após o parto. Não é aconselhável pijama em caso de cesariana para o elástico das calças não roçar na costura.


Tem de ser uma camisa de noite específica de amamentação?

Não. Até porque, por norma, quando têm esse nome são mais caras. Basta uma camisa de noite "normal" com abertura à frente pela qual seja fácil aceder ao peito.


E chinelos?

Devem levar dois pares: uns de quarto, outros para tomar banho. Se forem comprar chinelos, ponderem comprar um tamanho acima porque, em alguns casos, os pés incham. Para quem costuma ter os pés frios, como eu, pode ser boa ideia levar alguns pares de meias. Quanto a meias de descanso, se necessário, dão-vos no Hospital.


O que devo levar mais?

  • artigos de higiene pessoal, incluindo pensos higiénicos (nos Hospitais privados, por norma, dão, mas é melhor levarem na mesma)

  • creme para as mãos e batom para o cieiro porque o ambiente no Hospital pode secar mais a pele

  • maquilhagem ou algo que vos faça sentir mais bonitas

  • elásticos para o cabelo (devem andar com o cabelo apanhado porque costuma cair mais no pós-parto e pode incomodar o bebé)

  • cuecas descartáveis ou de algodão (devem ser mais subidas caso tenham de fazer cesariana)

  • 2 ou 3 sutiãs de amamentação (é melhor levar a mais porque podem sujar-se)

  • 18 a 20 discos de amamentação descartáveis (os descartáveis são mais indicados para o início, até que o peito se habitue)

  • creme para os mamilos

  • cinta para o pós-parto (é mais adequada no caso de cesariana, mas informem-se junto dos vossos médicos)

  • roupa e sapatos para o dia em que tiverem alta: escolham roupa escura - para prevenir eventuais perdas de sangue - e confortável, com uma parte de cima fácil de abrir. Evitem calças justas e tenham cuidado com os elásticos dos collants.

  • secador para o cabelo e/ou placa

  • bloco de notas e/ou aplicação para o telemóvel para fazerem uma espécie de diário dos primeiros dias do bebé. Por exemplo, o tempo que mamou; em que mama; se fez xixi e cocó, quanto tempo dormiu, etc. Vai ajudar-vos a começar a conhecer as rotinas do vosso bebé e é um bom auxiliar de memória.

  • sacos para a roupa suja

  • carregador para o telemóvel e powerbank (hoje em dia, a maior parte das pessoas tira fotografias com o telemóvel, mas também podem levar máquina, se quiserem. Não se esqueçam de pedir autorização à equipa médica caso queiram tirar fotografias durante o parto)

  • pasta com toda a vossa documentação organizada: boletim de grávida, análises do 3º trimestre, etc

Esta é só a teoria. Depois digo-vos, na prática, se foi tudo útil e necessário, se levei coisas a mais ou se faltou alguma essencial ;)

Esta sessão fotográfica foi realizada em Março de 2021 pela minha amiga e consultora digital Ana Ferreira da Owl Consultoria Digital O cabelo e a maquilhagem são da autoria da @makebeauty.by.lara powered by Vanytime. Estava grávida de 32 semanas, agora estou de 34 <3

361 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Deseja adicionar um comentário?