Buscar
  • Marta Rangel

Cyberbullying: sabem o que é?

Segundo a UNICEF, uma em cada três crianças entre os 13 e os 15 anos, em todo o mundo, é vítima de bullying na escola com regularidade.

No Dia Mundial de Combate ao Bullying, que se assinala hoje, dia 20 de Outubro, gostava de vos perguntar: sabem o que é o cyberbullying? Tal como o nome indica, é uma forma de bullying realizada através da internet. Por exemplo, se alguém tiver fotografias vossas numa situação íntima ou comprometedora e ameaçar divulgá-las, isso é bullying? Sim, é. E podem - e devem - denunciar e pedir ajuda.



No ano passado, ao gravar um episódio do Muda num Minuto para a RTP tomei conhecimento da existência do Centro Internet Segura. Esta Centro, que funciona de forma gratuita, anónima e com o apoio da APAV, esclarece dúvidas e apoia as vítimas de bullying. Através do número 800 219 090, do e-mail linhainternetsegura@apav.pt ou do site Internet Segura podem denunciar conteúdos de pornografia infantil, incentivo à violência e ao terrorismo e incitamento ao ódio contra qualquer pessoa ou grupo de pessoas por causa da sua raça, cor, origem étnica ou nacionalidade, ascendência, religião, sexo, orientação sexual, identidade de género ou deficiência física ou psíquica.

As denúncias recebidas são analisadas por técnicos habilitados para o efeito e, se houver razão para isso, encaminhadas para autoridades nacionais ou internacionais.

Se forem vítimas de algum crime ou abuso através da internet ou conhecem quem seja ou tenha sido, denunciem.

Fotografia: OWL Consultoria Digital

Roupa: Hyena Tailor Made

Acessórios: Pampa Mia

Cabelo: Mude XXI

Maquilhagem: Susana Marques powered by Vanytime

Local: Hotel Corinthia Lisboa

18 visualizações

VAMOS CONVERSAR?

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
OS MEUS CONTACTOS

EMAIL

marta rangel @ 2018. Todos os direitos reservados.