Buscar
  • Marta Rangel

Eu trabalho a partir de casa. E vocês?

Hoje é segunda-feira e, como habitualmente, vou trabalhar a partir de casa. É a minha rotina, como trabalhadora por conta própria, há quase quatro anos. Mas, para muitos de vocês, no actual contexto de isolamento social por causa do combate ao coronavírus, é uma novidade e pode ser desafiante. Como criar rotinas e ser disciplinado? Como manter o foco e resistir às tentações e distrações? Partilho convosco algumas dicas, com base na minha experiência:


1. Criem (ou mantenham) uma rotina

Apesar de ficarem em casa, não fiquem de pijama o dia todo. Façam a vossa rotina matinal normal: tomar duche, vestir, arranjar, tomar o pequeno-almoço. Tudo como se fossem sair de casa. Ajuda a manter-vos despertos e a não procrastinar. O mesmo é válido para o resto das rotinas? Costumavam ir ao ginásio à hora de almoço? Façam em casa. Há cada vez mais clubes de fitness a disponibilizar vídeos gravados e online para que possam continuar a treinar.


2. Definam horários

Cada um tem o seu ritmo e eu confesso que, desde que trabalho em casa, tornei-me mais noctívaga. Mas, para me disciplinar e não ir dormir demasiado tarde, comecei a definir horários. Acordo sempre à mesma hora (ou aproximada), faço a rotina matinal, começo a trabalhar e faço a primeira pausa já perto da hora de almoço. Mas, claro, cada um tem o seu ritmo e trago de descobrir por vocês o que funciona melhor. Aliás, uma das vantagens de trabalhar em casa é mesmo essa: definir os próprios horários.





3. Arranjem um espaço específico para trabalhar

Estando em casa, é muito fácil ter a tentação de trabalhar na cama ou no sofá. Mas, além de isso vos trazer má postura, muito provavelmente, também vai trazer preguiça :) Arranjem um local de trabalho específico - uma secretária ou mesa - onde tenham o computador e tudo aquilo de que possam precisar: uma boa iluminação, papel, canetas, carregador do telemóvel, chávena de café ou chá... No fundo, o que teriam na vossa mesa, no local de trabalho. A vantagem de estarem em casa é que também podem ter por perto uma mantinha, para os dias mais frios, ou uma almofada para estarem mais confortáveis.


4. Organizem-se

Por norma, na véspera ou no própria dia de manhã, faço uma lista de todo o trabalho que preciso de fazer naquele dia. Podem organizar a lista por empresa/cliente (como é o meu caso) ou por ordem de prioridade (do mais para o menos urgente). À medida que forem concluindo o trabalho, vão eliminando essa tarefa da lista. Dá-me sempre uma sensação de satisfação e de dever cumprido de cada vez que risco uma tarefa!


5. Evitem distrações

Uma das maiores distrações que tenho em casa... é a própria casa. Ou seja, se está sol, penso que devia pôr roupa a lavar e estender. Ou pôr a loiça do pequeno-almoço na máquina, aspirar o chão, ir passear a Sunny, etc, etc. Além da tentação que é ir à cozinha fazer um snack. Além disso, sugiro que, se tiverem TV por perto, só sirva para ver notícias (porque ver séries é meio caminho andado para não fazerem mais nada) e evitem estar sempre a conferir o que se passa nas redes sociais.Na prática, é importante respeitarem as rotinas e os horários, de forma a não arranjarem pretextos e deixarem o trabalho por fazer.


Como tudo na vida, trabalhar em casa tem vantagens e desvantagens. Sugiro que tirem também algum tempo para "socializar" - tal como aconteceria se fizessem uma pausa para beber um café no vosso local de trabalho - e para esticar as pernas e apanhar ar: só à janela ou varanda, já sabem. Bom trabalho!


A roupa é SMF Oficial, os brincos são Pampa Mia e a fotografia foi tirada em Dezembro de 2019 pela Owl Consultoria Digital

#martarangel #comunicadora #jornalista #trabalharemcasa #teletrabalho #freelancer #stayhome #covid19 #coronavirus

0 visualização

VAMOS CONVERSAR?

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
OS MEUS CONTACTOS

EMAIL

marta rangel @ 2018. Todos os direitos reservados.