Têm-me acompanhado praticamente desde o início da gravidez. Ou deito-me com sono, mas não consigo adormecer. Ou acordo às 4h/ 5h da manhã com energia para começar o dia, como se tivesse descansado a noite toda. Ou - pior - tenho sono, mas, por qualquer motivo, não consigo dormir.
Para tentar resolver o problema, já tentei de tudo (ou quase). Beber chás e tisanas calmantes; tomar um banho relaxante à noite; evitar ver TV ou estar no computador e/ou telemóvel depois de jantar (a luz azul emitida pelos écrãs estimula o cérebro e pode dificultar o sono); ler; fazer meditação; ouvir música tranquila... até ir dormir para o sofá! Às vezes, uma ou outra coisa ajuda... Outras nada resulta.
Segundo um artigo da What to Expect , 3 em cada 4 grávidas têm insónias no terceiro trimestre. Os factores apontados são, sobretudo, as alterações hormonais, as inúmeras vezes que nos levantamos para fazer xixi, cãibras nas pernas, azia ou o tamanho da barriga que dificulta ter posição para dormir. Algumas futuras mães sentem também mais ansiedade com a aproximação da data do parto e ocupam a cabeça com a lista infindável de coisas que precisamos de fazer até os bebés nascerem.
A única coisa que consegui melhorar foi a posição para dormir (não é esta da fotografia, não se preocupem! 😅) com a ajuda de uma almofada de amamentação da Doomoo, que permite dormir de lado e apoiar as costas ou barriga, recomendada pela 100% Bebé. De resto, continua desafiante. E vocês, dormem bem ou nem por isso? 🛌🥱😴
*
Escrevi este post numa noite em que acordei às 5h da manhã e tomei o pequeno-almoço às 6h30. Mas depois consegui dormir das 07h às 10h 🙏🏻 Esta fotografia foi tirada numa sessão fotográfica realizada em Dezembro pela Owl Consultoria Digital com cabelo e maquilhagem da @makebeauty.by.lara powered by Vanytime. Estava grávida de 19 semanas, agora estou de 33 🤰🏽💕
Comments