Buscar
  • Marta Rangel

Memória de grávida: mito ou realidade?

Memória de grávida. É mito ou existe mesmo? Segundo um estudo publicado na Nature Neuroscience citado pelo Público, que analisou, durante cinco anos, cérebros de 25 mulheres que ficaram grávidas e outras 20 sem filhos, é como se os circuitos neuronais das mães (que é como quem diz, a “massa cinzenta” ) se reorganizassem para dar prioridade às necessidades do bebé. Existem, inclusivamente, alterações no volume e em zonas específicas do cérebro que fazem com que as mamãs passem a ter maior capacidade de perceber o que os outros pensam e sentem. No fundo, o cérebro das mães adapta-se para perceber melhor de que é que os filhos precisam.



Apesar de haver alterações no cérebro, segundo as investigadoras que realizaram o estudo, estas alterações não estão diretamente relacionadas com a perda de memória, de que as mamãs se queixam com frequência (eu, incluída), mas sim, com uma mudança da atenção e do foco para as necessidades do bebé em detrimento de outras coisas. No entanto, após dois anos, os cérebros das mães continuam a registar as mesmas alterações, não sendo provável que voltem a ser como antes.

Paula Ambrósio, ginecologista citada num artigo da MAGG, diz que o “cérebro de grávida” existe mesmo e não é um mito. No entanto, como existem poucos estudos sobre o tema, é difícil provar cientificamente. Na sua opinião, a perda de memória deve-se à privação de sono, que aumenta o cansaço, e a questões hormonais.

Estudos à parte, eu noto que a minha memória está com muito mais falhas. No outro dia, na mercearia, não me lembrava da palavra “abacate” e disse algo como “aquela coisa verde que dá para fazer um prato mexicano” :D Além disso, dou por mim a rever 3 e 4 vezes tudo o que escrevo porque cometo muito mais gralhas (logo eu que sou tão picuínhas com a língua portuguesa!), estou a meio de uma conversa e esqueço o que ia dizer a seguir, levanto-me do sofá para ir buscar qualquer coisa e volto para trás sem nada , já deixei as chaves dentro de casa uma série de vezes e nunca me lembro onde estacionei o carro 🤷🏽‍♀️ E com vocês, também acontecem coisas destas? 🧠⁉️

Esta sessão fotográfica foi realizada em Março de 2021 pela minha amiga e consultora digital Ana Ferreira da Owl Consultoria Digital O cabelo e a maquilhagem são da autoria da @makebeauty.by.lara powered by Vanytime. Estava grávida de 32 semanas, agora estou de 36 <3

84 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Deseja adicionar um comentário?