"O tamanho da minha barriga é normal?" - esta é a pergunta que algumas futuras mamãs me têm feito. Umas têm a barriga mais pequena, outras maior e, ao compararem-se com outras mulheres com o mesmo tempo de gravidez, questionam-se se estará tudo bem. A resposta é simples: todos os tamanhos são normais (excepto, claro, se houver alguma condição associada ou diagnóstico médico).
Li, recentemente, um artigo na What to Expect que diz isso mesmo: há mulheres que têm uns abdominais invejáveis no segundo trimestre de gravidez e outras que têm uma barriguinha proeminente desde o início.
Entre o terceiro e o quarto mês de gravidez, o útero deverá ser, aproximadamente, do tamanho de uma toranja ou de uma meloa. Se a barriga for muito maior do que isto, podem existir várias causas:
- Músculos: uma mamã com melhor forma física e abdominais mais definidos, provavelmente, terá uma barriga mais lisa, enquanto uma mamã menos fit poderá ter uma barriguinha maior. O mesmo acontece com as mamãs de segunda viagem (ou seja, as que já tiveram filhos antes).
- Data de parto errada: outra justificação possível poderá ser um erro nos cálculos. O melhor é confirmar com o/a Obstetra :)
- Gases: pois, é chato... mas pode acontecer!
- Gémeos: pode estar grávida de gémeos sem saber! Mas uma ecografia vai esclarecer quaisquer dúvidas que possam existir :)
Cada barriga é uma barriga e cada grávida é uma grávida. Por isso, relaxem e desfrutem! ;)
Esta fotografia foi tirada durante uma mini-sessão fotográfica realizada em Dezembro pela minha amiga do coração e consultora digital, Ana Ferreira, da Owl Consultoria Digital. A maquilhagem e o cabelo foram feitos pela Lara Bartolomeu, com o apoio da Vanityme, empresa parceira da minha querida amiga e mulher de negócios Filipa Soares.
Na altura, estava grávida de 19 semanas. Agora estou de 27 <3
Comments