top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarta Rangel

O tamanho da minha barriga é normal?

"O tamanho da minha barriga é normal?" - esta é a pergunta que algumas futuras mamãs me têm feito. Umas têm a barriga mais pequena, outras maior e, ao compararem-se com outras mulheres com o mesmo tempo de gravidez, questionam-se se estará tudo bem. A resposta é simples: todos os tamanhos são normais (excepto, claro, se houver alguma condição associada ou diagnóstico médico).



Li, recentemente, um artigo na What to Expect que diz isso mesmo: há mulheres que têm uns abdominais invejáveis no segundo trimestre de gravidez e outras que têm uma barriguinha proeminente desde o início.

Entre o terceiro e o quarto mês de gravidez, o útero deverá ser, aproximadamente, do tamanho de uma toranja ou de uma meloa. Se a barriga for muito maior do que isto, podem existir várias causas:


- Músculos: uma mamã com melhor forma física e abdominais mais definidos, provavelmente, terá uma barriga mais lisa, enquanto uma mamã menos fit poderá ter uma barriguinha maior. O mesmo acontece com as mamãs de segunda viagem (ou seja, as que já tiveram filhos antes).

- Data de parto errada: outra justificação possível poderá ser um erro nos cálculos. O melhor é confirmar com o/a Obstetra :)

- Gases: pois, é chato... mas pode acontecer!

- Gémeos: pode estar grávida de gémeos sem saber! Mas uma ecografia vai esclarecer quaisquer dúvidas que possam existir :)


Cada barriga é uma barriga e cada grávida é uma grávida. Por isso, relaxem e desfrutem! ;)


 

Esta fotografia foi tirada durante uma mini-sessão fotográfica realizada em Dezembro pela minha amiga do coração e consultora digital, Ana Ferreira, da Owl Consultoria Digital. A maquilhagem e o cabelo foram feitos pela Lara Bartolomeu, com o apoio da Vanityme, empresa parceira da minha querida amiga e mulher de negócios Filipa Soares.

Na altura, estava grávida de 19 semanas. Agora estou de 27 <3

93 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Deseja adicionar um comentário?

bottom of page