Buscar
  • Marta Rangel

Trabalhar em casa com bebés (ou versão teletrabalho)

Há cerca de 5 anos que trabalho por conta própria, por isso, trabalhar em casa não é novidade para mim. Antes, o desafio era resistir à tentação de "está bom tempo, vou pôr a roupa a lavar" ou "tantos cabelos no chão da casa-de-banho, vou varrer num instante" Agora o verdadeiro desafio é: a Caetana. A minha filha é uma bebé super bem-disposta e sociável. Mas... dormir não é muito a praia dela.



Pelo menos, sestas grandes ou sozinha, no berço ou na minha cama. Precisa de colo, maminha, mimo, aconchego. Além disso, é uma bebé - felizmente - com muita energia. Não fica muito tempo no mesmo sítio (como, aliás, acontece com a maioria dos bebés), não gosta de estar de bruços (por isso, aguenta só 15 ou 20 minutos no tapete de actividades e no chão) e está na fase em que só quer (tentar) estar de pé (comigo a segurá-la, obviamente).



Então, entretê-la e ocupá-la para conseguir trabalhar é uma aventura. De manhã, coloco-a no tapete de actividades para conseguir tomar duche e trazer o pequeno-almoço para o lado do computador.Depois, sento-a, apoiada na almofada de amamentação, e rodeada de brinquedos. Outras vezes, está na espreguiçadeira ao meu lado e eu vou dando-lhe mordedores (os dentes andam a "chatear" muito) e brinquedos (faço, literalmente, um monte ao meu lado). Outras ainda coloco-a na cadeira da papa... E já aconteceu ter de pegar nela ao colo enquanto faço uma entrevista ou escrevo um artigo... com uma mão.



Claro que depois vêm os sentimentos de culpa: não estou a dar 100% de atenção ao trabalho nem à Caetana. Mas, nesta altura do país e do mundo, serve-me um pouco de consolo pensar que existem centenas de pais na mesma situação. É o vosso caso? Estão em teletrabalho com as crianças em casa? Que estratégias usam para entretê-los?


 

Para quem não sabe, fui jornalista durante cerca de 16 anos e, nos últimos 5, faço algo parecido: produzo conteúdos. Ou seja, escrevo para órgãos de comunicação social, particulares ou empresas, em vários estilos (informativo, "histórias" ou empresarial) e em vários formatos (imprensa, TV, rádio, online). Também apresento conferências e eventos, faço consultoria em comunicação e dou formação.

18 visualizações

Deseja adicionar um comentário?