top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarta Rangel

Gravidez fácil ou difícil?

Ontem foi Dia da Grávida e pensei bastante antes de escrever este post. Não sei dizer se foi uma gravidez fácil ou difícil. Talvez tenha tido de (quase) tudo. Foi fácil naquilo que é mais comum: poucos enjoos, nenhuma ciática, dores no corpo só nas últimas semanas, sem estrias (para além das que já tinha), alguma queda de cabelo controlável com os produtos certos…



Foi difícil naquilo que era completamente inesperado: ficar infectada com Covid-19 às 17 semanas de gravidez, ser internada no Hospital S. Francisco Xavier durante 1 semana (3 dias nos cuidados intensivos), temer pela minha vida e da minha bebé. Como se não bastasse, quando achei que, finalmente, ia poder usufruir da gravidez com tranquilidade, tive um novo susto. Dos grandes. A suspeita de um diagnóstico muito grave obrigou-me a fazer uma amniocentese e a assinar um pedido de autorização para levar o caso a Comissão de Ética caso tivesse de interromper a gravidez já fora do tempo legalmente permitido por lei. Nesse momento, fiquei sem chão. Perguntei-me “porquê” e “para quê” aquilo estava a acontecer. Qual a aprendizagem a retirar de tantos desafios?


Três semanas depois, recebi um telefonema da Maternidade Alfredo da Costa: estava tudo bem. Chorei de alívio.

Acho que, no meio de alguns azares, tive muita sorte. Valeram-me os cuidados (e o carinho) dos profissionais de saúde do Hospital S. Francisco Xavier; do Dr. Bruno Carrilho, que fez as várias ecografias e a amniocentese, da Dra. Ana Teixeira, Cardiologista, da minha Obstetra Dra. Sofia Figueiredo, da querida enfermeira Célia Martins, assim como o apoio do pai da Caetana, da minha família e dos amigos próximos.


Foi uma fase difícil e também maravilhosa. Como a maternidade. Curiosamente, já tenho saudades. Para mim, estar grávida é mesmo um estado de graça. Mesmo quando algumas coisas não têm graça nenhuma.

@simplesmente.carrilho @am.teixeiras @drasofiafigueiredo @blogdaenfcelia

___

Sessão fotográfica realizada às 32 semanas de gravidez pela @owlconsultoriadigital1 . Cabelo e maquilhagem @makebeauty.by.lara powered by @vanytime_oficial

321 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Deseja adicionar um comentário?

bottom of page